segunda-feira, 5 de abril de 2010

Istambul no Fantástico

Bem, pra começar (e pra quem não sabe), eu morei 2 meses e meio em Istambul, na Turquia no segundo semestre de 2008 (guiazinho de viagem em breve!!).
Adoreeeeeeei que o Fantástico fez uma matéria sobre Istambul. Em 2008, na época que eu fui pra lá (na verdade no mesmo fim de semana), passou uma matéria no Globo Repórter sobre a Turquia, mas mostraram pouquíssimas coisas dessa cidade maravilhosa!!
Tudo bem que a matéria fala muuuuito sobre o trânsito e tal, e compara o trânsito de Istambul com o de São Paulo, mas mesmo assim Zeca Camargo mostra muitos pontos turísticos e fala um pouco da história da cidade. Super vale a pena assistir essa matéria!! 



Bem, e sobre a questão do trânsito eu tenho que comentar também que sofri muito lá em Istambul! Mas pelo menos lá o transporte público é super organizado, e eles tão ampliando as linhas de metrô. Lá também tem os chamados trams (bondes elétricos), que circulam pela cidade em locais onde não há como fazer metros (área histórica). Eu, particularmente, acho que os trams são uma ótima solução para aliviar o trânsito, principalmente em cidades como Recife, que não tem como fazer metrô subterrâneo. 
 tram de Istambul

Enfim, pelo menos Istambul tem uma vantagem: O BÓSFORO!! Além de servir maravilhosamente para se guiar lá, os ferry boats, barcos que atravessam de um lado a outro do Bósforo são um ótimo meio de transporte, com o mesmo preço de ônibus e metrô... e a vista........... sem palavras!! Sempre que podia, eu deixava o busão de lado e pegava um ferryboat!! 

É isso, gente!! Prometo diquinhas de Istambul e outros lugares que visitei muito em breve, viu???

Nenhum comentário: