sábado, 3 de abril de 2010

minha arquitetura

Bem, meu primeiro post de arquitetura vai ser (e porque não?) um projeto meu! Esse projeto (sim, é fictício.. hehehe) foi o meu trabalho de graduação, e é um Museu da Cultura Pernambucana. 


O projeto é baseado em elementos da cultura e arquitetura pernambucana, assim como a preocupação com o clima, criada através da criação de sombras. O volume principal seria o volume do museu, o volume azul o volume da biblioteca e convenções, e o volume sem graça (sim, foi proposital) o de serviços!

O principal elemento do projeto é a fachada cortina em chapa perfurada. O padrão de furos foi desenhado por mim, através de um estudo sobre padrões de azulejo encontrados em Pernambuco. O intuito foi também filtrar a iluminação no museu, criando um efeito de cobogó, elemento inventado em Recife, e que faz parte da cultura pernambucana.


A chapa reveste toda a fachada principal do edifício, voltada para a rua. 



Bem, gente, é isso!! Espero que gostem do meu projeto... foi feito com muita dedicação e carinho!!

Um comentário:

João Victor disse...

Boa iniciativa ter um blog. É legal, como passatempo, mas, se vc quer levar isso adiante mesmo, um hobby, pelo menos (algo mais que um passatempo), vai demandar tempo e dedicação. Mas, só se vc quiser ver o blog crescer, e pessoas de todo país acessando e comentando. Para isso, vc vai ter que tá atualizando sempre (o que é um saco).
Quanto à parte de arquitetura, sinceramente, por se tratar de questões profissionais (ou às margens destas), eu separaria as coisas: criaria apenas um blog sobre isso. #ficadica.